Como Trabalhar Em Clínica Médica?

· 3 min read
Como Trabalhar Em Clínica Médica?

Muitas vezes, ao procurar uma instituição de saúde, o paciente pode ser encaminhado para uma especialidade após uma triagem. Se uma pessoa tem náuseas, vômitos e dores no estômago de maneira contínua, por exemplo,  ponto de saúde rinoplastia , que é o especialista em doenças no trato digestivo. Da mesma forma, ela pode procurar um neurologista caso sinta dores de cabeça frequentes. Nesse momento é importante que o contratante faça anotações para poder analisar cada candidato separadamente, acompanhando as informações do currículo com a entrevista.

  • É fundamental saber quais são os impostos para dentistas, as datas de pagamento e periodicidade.
  • Esses funcionários do seu quadro são a base do bom funcionamento da sua clínica, é a matéria prima de todo trabalho que você está entregando ao paciente.
  • Contar com uma ferramenta que torne o processo de confirmação de consultas automático também é uma ótima forma de aumentar sua produtividade.
  • Ah, e não se esqueça de manter essa equipe devidamente registrada, em normatização CLT, ou terceirizada através de contrato de pessoa jurídica.
  • Teleconsulta, oferecida dentro de um sistema intuitivo e prático que simplifica o processo tanto para o médico quanto para o paciente.



Os próprios médicos, os pacientes e os gestores do sistema público e do privado não reconhecem o valor (a importância) do clínico. Em relação a uma criança, entretanto, na maioria das vezes, se refere inicialmente ao pediatra. No Brasil, para ser considerado especialista em Clínica Médica o médico deve fazer dois anos de estágio (residência médica) ou cumprir os requisitos teóricos e práticos, respaldados por uma prova de título de especialista.

Como Se Destacar No Trabalho Como Recepcionista De Clínica?


O profissional médico dermatologista se ocupa do tratamento, prevenção e diagnóstico clínico e cirúrgico de condições que estão relacionadas com a nossa pele e os anexos cutâneos – que consistem nos cabelos, unhas, mucosas e pelos. Dentro dessa especialidade, podemos encontrar a dermatovenereologia, que cuida e atua dentro do contexto das infecções sexualmente transmissíveis. O médico oftalmologista é quem trata da saúde dos olhos e todas as doenças relacionadas a esse órgão – junto com a refração e seus anexos. Ele pode realizar cirurgias, correções e prescrever tratamentos para diversos distúrbios de visão. A maioria dos profissionais de saúde tratam aqueles que são a fonte do seu sustento, como pacientes e existe uma diferença enorme entre as duas formas de tratamento. Clínica médica, estamos nos referindo a um estabelecimento físico – que geralmente é particular – onde se trata os doentes.

É Isso! Eu Quero Ser Residente Em Clínica Médica


Por isso, essa também é uma forma de selecionar melhor os perfis,  afunilando os que se candidataram à vaga e permitindo que a seleção seja feita com maior cuidado em relação a outros requisitos. Já as competências técnicas para o cargo são aquelas apreendidas em cursos, faculdades, treinamentos, atualizações e outras formas de ensino. Essas não são aprendidas apenas  no convívio social, visto que dependem de instituições qualificadas.


Ainda assim, nenhum profissional que almeja sucesso na carreira pode abrir mão dos estudos e da intenção de aprofundar seus conhecimentos. Para tanto, a possibilidade de estudo e atualização por meio da internet vem a calhar com a necessidade que o profissional tem em se dedicar ao aprimoramento do saber. É importante levar em conta o currículo, o tempo de trabalho em outras clínicas, experiência com informática, computadores, algum sistema, outros idiomas, esse tipo de coisa. Além disso, a secretária pode ajudar a orientar os pacientes, comandando o tráfego de pessoas no ambiente e conduzindo cada uma delas ao devido destino. Além disso, o clínico geral pode encaminhar ao profissional especialista, dependendo da condição encontrada, e também atuar em ações preventivas, como check-up por exemplo.