Todas as etapas do atendimento, desde a marcação da consulta e a passagem pela recepção, consulta, encaminhamento, diagnóstico, até o fim do tratamento e pós-tratamento. Atendimento humanizado visa reverenciar as relações humanas, valorizando o contato médico-paciente, o olho no olho e o diálogo aberto e mais próximo durante o atendimento. informações a mais meio de um bom relacionamento médico-paciente, é possível incentivar o paciente a manter a continuidade de seus tratamentos ou prezar pela atenção periódica à sua saúde. Por meio do vínculo o médico conhece o cotidiano do paciente, seu contexto social, medos e angústias e até questões pessoais que podem prejudicar o tratamento. A aplicação prática da não-maleficência consiste no médico avaliar os benefícios contra os malefícios de todas as intervenções e tratamentos, para fugir daqueles que são inapropriadamente onerosos e escolher o melhor curso de ação para o paciente. Além do atendimento de qualidade, muitos pacientes prezam por uma relação próxima e ágil com a instituição médica.
- Nessa perspectiva, a autonomia dos usuários seria ampliada a partir de ações que visam à promoção dos sujeitos, tornando-os mais capazes de compreender suas necessidades de saúde, entendendo seus agravos e participando como corresponsáveis no processo de produção de saúde6,7.
- Os egressos, após sua formação profissional, percebem que as discussões sobre a integração biopsicossocial durante o curso foram importantes, tanto que essa se tornou espontânea na sua rotina, apesar das dificuldades encontradas no cotidiano da prática profissional.
- Durante o tratamento, os profissionais de saúde buscam por melhorias tanto na área biológica como nos aspectos mentais, emocionais, sociais e espirituais do indivíduo.
- Então, o paciente irá até ele para descobrir o que está causando sua enfermidade e como achar um tratamento eficiente para ela.
- Deve-se colocar a segurança sempre em primeiro lugar, sabendo ainda que a eficácia nem sempre será possível em alguns tratamentos.
Há fragmentação excessiva em especialidades e subespecialidades, uma "coisificação" das relações humanas, onde o médico ao se relacionar com outro como se esse fosse um objeto, acaba também por se reduzir a um objeto. Falta o médico que dialoga, escuta, que realiza o "exame clínico", que o paciente trata como pessoa, que não se comporta como técnico atrás da máquina. O ensino de Clínica Médica deve estar intencional e profundamente vinculado ao desenvolvimento da metacognição. Diante da grandeza, da importância e do grande volume de informações e de habilidades a se desenvolver, há sentimento de incompletude, de falta que persegue ao longo de toda a vida profissional do Clínico.

Dr Paulo Emídio

Isso reforça a crença de que todos os egressos sejam clínicos, o que é um equívoco, pois os egressos são médicos ainda sem uma especialização. Em meio a tantas divisões, à especialização sem limites em todas as grandes áreas da Medicina, vê-se um afastamento dos pacientes e dos médicos em relação ao médico com formação mais geral. Basta surgir um novo método, propedêutico ou terapêutico, ou uma máquina para se ter um médico se limitando à sua aplicação. O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Normalmente, são os generalistas que realizam diagnósticos, interpretam exames e prescrevem tratamentos.
Motivo Situação Especial:
A prática médica ou conduta médica é a maneira como o profissional de saúde faz seu trabalho ou se porta durante o serviço. Entre os processos que podem ser automatizados, podemos citar a emissão de receitas médicas, o agendamento e o cancelamento de consultas e até o próprio atendimento médico. Sendo assim, a atualização de seus conhecimentos médicos é uma prática que deve ser constante na vida do profissional.
São mais de veja mais sobre especialidades médicas contempladas por essa ferramenta, para tornar o dia a dia mais fácil para os pacientes e também para o corpo clínico. Depois de anos de estudo e preparação em diferentes especialidades, os médicos recém-formados precisam encarar o desafio de praticar o que aprenderam. Uma boa prática médica permite um melhor atendimento e maior satisfação dos seus pacientes. Como resultado, todas as operações da sua clínica serão realizadas de uma forma mais segura e eficiente.